domingo, 31 de outubro de 2010

Formando crianças livres de preconceito

AS CRIANÇAS NÃO SÃO NATURALMENTE PRECONCEITUOSAS. ELAS APRENDEM A SER COM OS ADULTOS. APROVEITE ESSA FASE ASSENCIAL DA VIDA DE TODOS SER HUMANO, QUE E  A INFÃNCIA, E VALORIZE SENTIMENTOS E VALORES POSITIVOS QUE ESSES PEQUENOS E ESPECIAIS SERES TRAZEM EM SI.


1-Dinâmica das flores:

Leve flores de diferentes cores e formas para classe e deixe que cada aluno escolha uma.Depois,pergunte o que chamou a atenção deles para escolher aquela flor.Peça -lhes que percebam as diferentes formas.Chame sua atenção para fato de as flores serem diferentes e nem por isso menos belas e aparecidas.Em seguida,peça que olhem uns para outros.Assim como as flores,cada um é diferente,mas não menos importante.Muitas coisas variam:cor e tipo de cabelo,formato e cor dos olhos,tamanho do nariz,altura,cor da pele,etc.

2 -Dinâmica das cores:

 Leve um aparelho de som para a classe e coloque uma música suave.Espalhe vários lápis ou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e peça para as crianças escolherem a cor que mais lhe agrada. Haverá cores iguais e cores diferentes. Converse com elas sobre como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor - azul, por exemplo. E se tudo fosse amarelo? Ou vermelho? Será que eles comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Sim? Não? Por quê? Pode-se debater se é bom haver cores diferentes e o porquê.

 Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele. Pergunte que cor de lápiz ou giz é mais parecido com a cor da pele de cada um.(Caso algum aluno diga que sua cor é "feia", procure fazê-lo se sentir valorizado. Esse momento será propício para melhorar a autoestima dessa criança.) 

MANDAMENTOS PARA LEMBRAR A CADA DIA


1.Amar e respeitar o filho pelo que ele é, e não pelo que quer que ele seja.
2. Não sobrecarregar o filho com problemas e emoções com os quais ele não esteja preparado para lidar.
    Lembrem-se de que vocês são os pais, ele é o filho.

3. Quando for necessário impor disciplina, deixar claro para o filho que você desaprova o que ele fez, e não o que ele é.

4. Colocar limites para o filho e ajudá-lo a sentir-se seguro com a noção do que se espera dele.

5. Arranjar tempo para o filho e saborear os momentos de convívio, sabendo o quanto estes são importantes.

6. Criar um ambiente doméstico afetuoso e mostrar ao filho, sempre e como for possível, que ele é amado.

7. Certificar-se de que o filho está tendo espaço para crescer,sonhar,vencer e, até mesmo, errar.

8. Encorajar o filho a conhecer o mundo em todos os seus aspectos, guiando-o pelos diversos caminhos e esforçando-se para torná-lo cuidadoso, mas não medroso.

9. Cuidar se sí física e emocionalmente para que o filho possa contar com os pais na hora em que precisar.

10. Esforça-se para ser tudo o que vocês querem que o filho seja quando crescer - amoroso,decente,equilibrado,generoso e confiante.

SABEDORIA

SABEDORIA

HÁ DOIS TIPOS DE SABEDORIA: A INFERIOR E A
SUPERIOR.
A SABEDORIA INFERIOR É DADA PELO QUANTO ELA TEM CONSCIÊNCIA DE QUE NADA SABE.
TENHA A SABEDORIA SUPERIOR SEJA UM ETERNO APRENDIZ NA ESCOLA DA VIDA.
A SABEDORIA SUPERIOR TOLERA, A INFERIOR JULGA ; A SUPERIOR ALIVIA; A INFERIOR CULPA; A SUPERIOR PERDOA, A INFERIOR CONDENA.
(AUGUSTO CURY)