sábado, 2 de outubro de 2010

Jogos e brincadeiras para animar o recreio da garotada

a) Tira, tira o rabo

Dividir as crianças em dois ou três grupos. Cada grupo recebe uma

tira de papel crepom de uma determinada cor (se forem três grupos

deverão ser três cores), que será colocada no elástico do short

ou da calça comprida.

Dado um sinal (apito ou palma), cada participante tentará tirar a

fita dos grupos oponentes. Ganha o grupo que chegar ao final com

um número maior de participantes com a fita de sua equipe. Observação:

junto com as crianças podem ser convencionadas outras

regras para esta atividade. Exemplo: não poderá segurar fita, não

poderá ficar encostado na parede, etc.

b) Onde está o animal

As crianças ficam dispostas em círculo e uma delas fica no meio,

com os olhos vendados. Uma criança indicada por gesto da professora

imita o som de um animal. Por exemplo: cachorro “au,

au”; a criança com os olhos vendados deverá ir em direção ao som

emitido. Podem ser feitas várias tentativas (mais ou menos três). Se

acertar quem emitiu o som, as crianças trocam de lugar. Uma delas

vai para o centro, com os olhos vendados. Observação: as crianças

que estão no círculo não podem se movimentar.

c) A galinha e os pintinhos

Colocar as crianças sentadas em círculo e uma delas no centro, com

os olhos vendados (ela será a galinha) e dois ou três objetos no chão,

próximos da galinha, que representem os pintinhos. Ao sinal da

professora (por gesto, não pelo som), uma criança levanta-se

silenciosamente e tenta pegar um dos “pintinhos”. Se a galinha pressentir,

começará a fazer “có, có, có”.

Nesse momento, todas as crianças da roda colocarão as mãos para

trás e a “galinha” tentará descobrir quem pegou seu “pintinho”.

Se descobrir, continuará sendo a “galinha”, senão, quem pegou o

“pintinho” é que será a nova “galinha”.

Observação: é possível realizar a brincadeira utilizando “outros animais”.

d) Brincando de gato e rato

Com as crianças em pé, colocadas em círculos com cinco a seis crianças,

com as pernas em afastamento lateral, deixar uma criança ao centro,

como “rato”, e a outra fora do círculo, como “gato”. Este último

vai tentar entrar no círculo passando pelas pernas afastadas da criança

(como se fosse túnel) para pegar o “rato”; e o primeiro vai se esforçar

para não ser apanhado, passando, para se defender, também pelo “túnel”.

Se o gato pegar o rato, os dois serão substituídos. É necessário

ter o cuidado de fazer com que todas as crianças participem.

e) Passarinho no poleiro

Deixando as crianças à vontade e tendo à vista vários objetos (como

pneus, bancos, pedaços de madeira, etc.), a professora fala:

“A criança que não conseguir se empoleirar será o passarinho”.

E, assim, por meio do comando da professora, eles trocam de poleiros,

e o “passarinho” tentará pegar o lugar de alguém que, com os pés

no chão, não conseguiu pegar nenhum poleiro. A brincadeira segue

enquanto houver interesse e entusiasmo por parte das crianças.

f ) Jogo dos animais

O professor poderá fazer círculos de três cores no chão ou usar

bambolê de três cores (número de círculos de acordo com o número

de crianças). Cada criança escolhe o seu lugar e a professora estabelece

para cada cor um animal. Exemplo: amarelo – gato / azul

– cachorro / vermelho – passarinho. Regra: cada vez que o animal

“falar”, os que o representam deverão trocar de lugar fazendo a sua

voz. Os outros animais não deverão sair do seu lugar.

A professora poderá criar uma história envolvendo os animais que estão no jogo.

Observação: este jogo poderá ser substituído por frutas, personagens

de uma história, personagens criados pelas próprias crianças, etc.

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SABEDORIA

SABEDORIA

HÁ DOIS TIPOS DE SABEDORIA: A INFERIOR E A
SUPERIOR.
A SABEDORIA INFERIOR É DADA PELO QUANTO ELA TEM CONSCIÊNCIA DE QUE NADA SABE.
TENHA A SABEDORIA SUPERIOR SEJA UM ETERNO APRENDIZ NA ESCOLA DA VIDA.
A SABEDORIA SUPERIOR TOLERA, A INFERIOR JULGA ; A SUPERIOR ALIVIA; A INFERIOR CULPA; A SUPERIOR PERDOA, A INFERIOR CONDENA.
(AUGUSTO CURY)