Jogos e brincadeiras para animar o recreio da garotada
a) Tira, tira o rabo
Dividir as crianças em dois ou três grupos. Cada grupo recebe uma
tira de papel crepom de uma determinada cor (se forem três grupos
deverão ser três cores), que será colocada no elástico do short
ou da calça comprida.
Dado um sinal (apito ou palma), cada participante tentará tirar a
fita dos grupos oponentes. Ganha o grupo que chegar ao final com
um número maior de participantes com a fita de sua equipe. Observação:
junto com as crianças podem ser convencionadas outras
regras para esta atividade. Exemplo: não poderá segurar fita, não
poderá ficar encostado na parede, etc.
b) Onde está o animal
As crianças ficam dispostas em círculo e uma delas fica no meio,
com os olhos vendados. Uma criança indicada por gesto da professora
imita o som de um animal. Por exemplo: cachorro “au,
au”; a criança com os olhos vendados deverá ir em direção ao som
emitido. Podem ser feitas várias tentativas (mais ou menos três). Se
acertar quem emitiu o som, as crianças trocam de lugar. Uma delas
vai para o centro, com os olhos vendados. Observação: as crianças
que estão no círculo não podem se movimentar.
c) A galinha e os pintinhos
Colocar as crianças sentadas em círculo e uma delas no centro, com
os olhos vendados (ela será a galinha) e dois ou três objetos no chão,
próximos da galinha, que representem os pintinhos. Ao sinal da
professora (por gesto, não pelo som), uma criança levanta-se
silenciosamente e tenta pegar um dos “pintinhos”. Se a galinha pressentir,
começará a fazer “có, có, có”.
Nesse momento, todas as crianças da roda colocarão as mãos para
trás e a “galinha” tentará descobrir quem pegou seu “pintinho”.
Se descobrir, continuará sendo a “galinha”, senão, quem pegou o
“pintinho” é que será a nova “galinha”.
Observação: é possível realizar a brincadeira utilizando “outros animais”.
d) Brincando de gato e rato
Com as crianças em pé, colocadas em círculos com cinco a seis crianças,
com as pernas em afastamento lateral, deixar uma criança ao centro,
como “rato”, e a outra fora do círculo, como “gato”. Este último
vai tentar entrar no círculo passando pelas pernas afastadas da criança
(como se fosse túnel) para pegar o “rato”; e o primeiro vai se esforçar
para não ser apanhado, passando, para se defender, também pelo “túnel”.
Se o gato pegar o rato, os dois serão substituídos. É necessário
ter o cuidado de fazer com que todas as crianças participem.
e) Passarinho no poleiro
Deixando as crianças à vontade e tendo à vista vários objetos (como
pneus, bancos, pedaços de madeira, etc.), a professora fala:
“A criança que não conseguir se empoleirar será o passarinho”.
E, assim, por meio do comando da professora, eles trocam de poleiros,
e o “passarinho” tentará pegar o lugar de alguém que, com os pés
no chão, não conseguiu pegar nenhum poleiro. A brincadeira segue
enquanto houver interesse e entusiasmo por parte das crianças.
f ) Jogo dos animais
O professor poderá fazer círculos de três cores no chão ou usar
bambolê de três cores (número de círculos de acordo com o número
de crianças). Cada criança escolhe o seu lugar e a professora estabelece
para cada cor um animal. Exemplo: amarelo – gato / azul
– cachorro / vermelho – passarinho. Regra: cada vez que o animal
“falar”, os que o representam deverão trocar de lugar fazendo a sua
voz. Os outros animais não deverão sair do seu lugar.
A professora poderá criar uma história envolvendo os animais que estão no jogo.
Observação: este jogo poderá ser substituído por frutas, personagens
de uma história, personagens criados pelas próprias crianças, etc.
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