quinta-feira, 22 de julho de 2010

O AMBIENTE ALFABETIZADOR

O ambiente alfabetizador é aquele que promove situações diversas de uso real da leitura e da escrita. Nele, todas as crianças tem oportunidades de participar da construção de ideias de como se lê e se escreve, refletindo sobre a língua e o uso dela.

Muitas situações de comunicação necessitam de mediação pela escrita: notícias de jornais e revistas, convites para festas, regras de jogos, etc.

o educador deve estar atento às curiosidades de seus alunos e aproveitar para, junto com eles, elaborar " combinados", adivinhas, poemas, etc.
CANTINHO DA LEITURA


É uma ótima ideia criar um "Cantinho da Leitura" na própria sala. A família e os amigos podem colaborar com revistas e livros próprios para a idade.

O cantinho deve ser colocado de forma em que a criança tenha acesso para escolher o livro que mais lhe agrada, por exemplo, para ler enquanto espera que os outros colegas terminem a atividade, evitando, assim, que fique com tempo ocioso, gerando indisciplina.

outra sugestão é colocar no Cantinho da Leitura uma "Caixa de Leituras" onde as crianças posssam colaborar com textos como notícias, piadas, adivinhas e outros.






O educador(a) poderá criar pequenos textos de acordo com o conteúdo em estudo, ilustrá-los e deixá-los nessa caixa para ser lido pelos alunos após terminarem uma atividades

Nenhum comentário:


SABEDORIA

SABEDORIA

HÁ DOIS TIPOS DE SABEDORIA: A INFERIOR E A
SUPERIOR.
A SABEDORIA INFERIOR É DADA PELO QUANTO ELA TEM CONSCIÊNCIA DE QUE NADA SABE.
TENHA A SABEDORIA SUPERIOR SEJA UM ETERNO APRENDIZ NA ESCOLA DA VIDA.
A SABEDORIA SUPERIOR TOLERA, A INFERIOR JULGA ; A SUPERIOR ALIVIA; A INFERIOR CULPA; A SUPERIOR PERDOA, A INFERIOR CONDENA.
(AUGUSTO CURY)