Objetivos: estimular o gosto pela leitura de poemas; sensibilizar os alunos com relação á importância da poesia e da criação de novas sensibilidades; possibilitar a leitura de poemas pelo viés do lúdico.
Números de participantes: 20 a 30.
Tempo de duração: 1h30 min.
Recursos necessários: diversos poemas, jornais, revistas, papel sulfite, cola, tesouras, cordão, grampea-
dor, canetas, som, CD com músicas tranquilas.
Passo a passo
Colocar diversos poemas estendidos num varal e solicitar aos participantes que os leiam silenciosamente. ( se as crianças não sabem ler, solicitar que escolham um poema para ser lido pelo(a) professor(a) Enquanto eles passeiam os olhos pelos poemas, o professor colocará uma música tranquila.
Solicitar que cada aluno escolha um poema para que seja representado por figura, foto, ilustração e palavras, que serão retiradas dos jornais e/ou revistas.
Após a escolha do material, montar o trabalho na folha de papel sulfite e pendurar em outro varal.
Depois que os trabalhos forem expostos no varal, os alunos farão outro passeio com a finalidade de identificar qual poema está sendo representado por aquele material. Todos devem opinar.
Finalmente, solicitar a experiência, pedindo a cada um que fale sobre o poema escolhido e como ele foi representado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário